CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

Sunday, May 19, 2013

Opinião: Perfect Chemistry


Título: Perfect Chemistry (primeiro volume da trilogia Perfect Chemistry)
Autora: Simone Elkeles

Sinopse: When Brittany Ellis walks into chemistry class on the first day of senior year, she has no clue that her carefully created 'perfect' life is about to unravel before her eyes. She's forced to be lab partners with Alex Fuentes, a gang member from the other side of town, and he is about to threaten everything she's worked so hard for: her flawless reputation, her relationship with her boyfriend, and the secret that her home life is anything but perfect. 

Alex is a bad boy and he knows it. So when he makes a bet with his friends to lure Brittany into his life, he thinks nothing of it. But soon Alex realizes Brittany is a real person with real problems, and suddenly the bet he made in arrogance turns into something much more.

In a passionate story about looking beneath the surface, Simone Elkeles breaks through the stereotypes and barriers that threaten to keep Brittany and Alex apart.

Opinião: Depois de ter várias amigas a recomendar-me este livro e de me aperceber do quão adorado ele é dentro na vasta e diversificada secção do género contemporâneo, decidi finalmente dar-lhe uma oportunidade. E oh meu Deus: pura e simplesmente adorei este livro.

Com uma escrita bastante cativante, Simone Elkeles consegue-nos transportar para o mundo das suas personagens com uma subtileza, graça e mestria verdadeiramente encantadores. Alternando a narrativa entre capítulos narrados sob a perspetiva de Brittany e sob a perspetiva de Alex, a autora consegue fazer com que a nossa ligação com ambas as personagens, tão completamente diferentes uma da outra e a viver em mundos e realidades que não podiam ser mais distintas, seja extremamente forte, logo desde o início.

As personagens, desde ao casal protagonista (Alex e Brittany) até aos seus grupos de amigos, estão incrivelmente bem desenvolvidas e cada uma delas é explorada de uma forma realista  e delicada, interligando-se com a narrativa principal e acrescentando-lhe a sua própria cor, proveniente das suas personalidade e vidas individuais, que a autora trata com extrema profundidade e elegância, conseguindo construir uma história povoada por personagens realistas, interessantes, diversificadas e autênticas.

Quanto ao enredo, tenho de dizer que fiquei rendida aos seus encantos logo desde o início. Sendo uma apreciadora inegável de histórias de amor proibido, o romance que a autora desenvolveu em Perfect Chemistry é, sem dúvida alguma, um dos melhores que já li dentro desta área. A dinâmica do casal é maravilhosa: o bad boy latino com a Miss Perfection tipicamente americana (pelo menos, no exterior); o quão diferentes eles os dois são (mas, ao mesmo tempo, o quão semelhantes acabam por ser); o choque das suas personalidades, objetivos, formas de ver o mundo e planos de vida; as suas conversas carregadas de uma química que praticamente salta das páginas e nos deixa a sorrir o tempo todo... Tudo isto acrescenta um travo delicioso à narrativa.

Explorando temas sérios e complexos como as dinâmicas dos gangues americanos e com raízes numa ou noutra cultura, as expectativas dos nossos amigos, família e da sociedade em geral, a sexualidade, a amizade, o amor e os medos e inseguranças que cada um de nós alberga no nosso interior, Perfect Chemistry faz um trabalho genial ao entrelaçar momentos românticos, divertidos com outros fortes, brutais e incrivelmente emocionais.

Praticamente devorei este livro, e mal posso esperar por ler os restantes dois desta trilogia.

Dou-lhe 5 de 5★!