CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

Sunday, February 3, 2013

Opinião: The Magician's Apprentice


Título: The Magician's Apprentice (prequela de A Trilogia do Mágico Negro)
Autora: Trudi Canavan

Sinopse: Taking place hundreds of years before the events of The Magicians' Guild, The Magician's Apprentice is the new novel set in the world of Trudi Canavan's Black Magician Trilogy.

In the remote village of Mandryn, Tessia serves as assistant to her father, the village Healer. Her mother would rather she found a husband. But her life is about to take a very unexpected turn.

When the advances of a visiting Sachakan mage get violent, Tessia unconsciously taps unknown reserves of magic to defend herself. Lord Dakon, the local magician, takes Tessia under his wing as an apprentice.

The hours are long and the work arduous, but soon an exciting new world opens up to her. There are fine clothes and servants - and, to Tessia's delight - regular trips to the great city of Imardin.

However, Tessia is about to discover that her magical gifts bring with them a great deal of responsibility. For a storm is approaching that threatens to tear her world apart...

Opinião: Uma vez mais, Trudi Canavan não me desiludiu. Com um enredo extremamente interessante e personagens cativantes, a autora consegue pegar no mundo que conhecemos de A Trilogia do Mágico Negro e revelar-nos um dos momentos mais marcantes da sua História: a guerra entre Kyralia e Sachaka.

Adorei conhecer todo o passado destas terras e, especialmente, o que levou à criação da Guilda dos Mágicos. De forma suave, somos conduzidos, tal como as próprias personagens, pela vida e organização político-social daquele período e as alterações que a guerra trás consigo, até chegarmos à fundação de tudo aquilo que já conhecíamos.

No que concerne às personagens, adorei a Stara (uma jovem rapariga meia Elyne, meia Sachakan) e a sua história de descoberta e crescimento pessoal, bem como a sua luta constante por ser vista como uma igual pela sociedade extremamente patriarcal e dominadora que forma Sachaka. Para além disso, gostei imenso da sua eventual descoberta daquilo que considera ser digno de dedicar o resto da sua vida, aquilo pelo qual sempre lutou e acabará por conseguir atingir de uma forma intrigante e fascinante.

Gostei também imenso de Tessia, a nossa protagonista, uma jovem de famílias humildes que descobre que é uma Mágica na pior altura possível, sendo atirada para um mundo de poder que desconhece e tendo como companheiro Jayan, um rapaz (aprendiz de Lord Dakon, tal como Tess) que a despreza mas com quem acaba por crescer à medida que a história progride. Para além disto, adorei o facto de termos assistido ao nascimento da cura com magia e ao seu desenvolvimento com e através de Tessia, a primeiro Curadora de todos os tempos, descobridora deste ramo da magia e uma das fundadoras da Guilda dos Mágicos.

Para além dela, tenho de mencionar o Rei Errik de Kyralia, que achei absolutamente maravilhoso desde a sua primeira aparência no livro.

No geral, uma obra rica em detalhes e História, ótima para quem queira descobrir mais sobre este mundo maravilhoso e ver alguns factos intrigantes com que nos deparamos durante a leitura de A Trilogia do Mágico Negro terem a sua origem revelada (como, por exemplo, o deserto de Sachaka). Dou-lhe 4 de 5★!

1 comment: